Um pouco da história...


   O Shiatsu provém de práticas orientais desenvolvidas e praticadas desde o século VI, no Japão.
   O texto médico mais antigo de que se tem conhecimento é do Imperador Huang Ti, e é considerado sagrado não só pela sua antiguidade (tem cerca de 2000 anos), mas também pelo material tão desenvolvido que contém numa época tão remota - o Livro do Imperador Amarelo.
   O livro está escrito em forma de diálogo entre o Imperador Amarelo e um Ministro, Ch'i Po, que vão conversando sobre saúde e medicina.
   No livro, o Imperador refere o modo como o factores geográficos (clima e ambiental - fauna e flora) influenciaram as primeiras práticas e teorias médicas na China.
   Relata técnicas não muito diferentes das da acunpultura de hoje (obviamente que não se chamaria assim naquela altura), tratamentos através das raízes e folhas (Fitoterapia), e de massagens.


   Naquele tempo, a massagem, era reconhecida como umas das técnicas de tratamento mais usadas, e chamava-se Anma . No entanto, foi ficando desvalorizada, pois passou a ser considerada uma boa profissão para cegos e o seu ensino passou a ficar mais restrito e reduzido.
   No entanto sempre foi apreciada e a nível burocrático mais complicado de exercer, pelo que os terapeutas da altura, para continuarem a trabalhar mudaram o nome da sua prática, deixando de lhe chamar Anma.
    
   A partir do Séc. XX, o estudo da massagem voltou a ser desenvolvido por Namikoshi e Masunaga que desenvolveram a técnica que hoje em dia chamamos Shiatsu.

    
    Em 1964, o Shiatsu foi reconhecido como uma terapia distinta da Anma, e de outras terapias ocidentais. Namikoshi criou uma escola, onde passou a ensinar no Japão e nos EUA e mais tarde, o seu filho também ensinou na Europa. Foi na decada de 70 que passou a ser aceite no mundo ocidental.
     Masunaga, pai do Shiatsu Zen, criou uma "rede" de meridianos e, ao trabalhá-los, analisou as alterações ao nível físico e psicológico do indivíduo.

    Hoje esta técnica é apreciada em todo o mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário